Nutricionistas dão dicas de alimentos saudáveis que não são caros ao bolso

Data: 06/05/2014
Fonte: Correio 24 horas


Clique aqui para ler matéria direto da fonte.

Já pensou em trocar o biscoito recheado por uma porção de aipim no café da manhã? A substituiç&aamp;atilde;o de alimentos é alternativa para quem quer ter vida saudável sem gastar muito. O mercado de ‘produtos verdes’ está em alta


Comer alimentos saudáveis pode ser facilmente associado a gastar muito mais dinheiro para encher a despensa. Porém, não é isso que defendem os nutricionistas. É possível, segundo os especialistas, fazer pequenas mudanças nas refeições diárias por alimentos com melhor teor nutricional e sem, necessariamente, ter que gastar muito.
 
“Afirmar que é necessário gastar muito para se alimentar de forma saudável não é verdade. Precisamos reconhecer que a alimentação está cada vez mais cara, sendo, inclusive, um dos principais fatores que estimulam a inflação do país. Mas, de maneira geral, pode-se afirmar que quanto mais simples e básica for a alimentação mais chances ela tem de ser saudável”, explica o nutricionista Khael Valadão.
 
Para a também nutricionista Vanessa Bulcão, o ideal é buscar alimentos na sua forma mais pura, ou seja, que tenha passado o mínimo possível por processos químicos. “Se alimentar de forma correta e equilibrada é bem simples. A procura deve ser feita por alimentos na sua forma mais natural possível, como frutas, verduras, raízes, oleaginosas e proteínas, como o peixe, frango e ovo”, afirma Vanessa. 
 
Franquias 
De olho no nicho de mercado de alimentação saudável, novas lojas com produtos naturais começaram a surgir na capital baiana. É o caso da Via Verde Produtos Naturais, inaugurada no período antes do Carnaval. A franquia, originalmente carioca, está se expandindo no Nordeste e já tem três lojas em Salvador. 
 
“Resolvi investir em alimentação saudável porque acredito que essa é uma tendência do mercado. As pessoas começaram a perceber a sensação agradável que uma boa comida propicia”, explica Helena Affonso, proprietária da franquia. 
 
A “tendência” também é apontada por Emanoel Vargas que inaugura, amanhã, a franquia da Ponto Natural, especializada em alimentação natural. “Eu mesmo tenho ficado atento em relação a minha alimentação”, afirma. 
 
A franquia aberta por Emanoel tem mais de quatro mil tipos de produtos, entre chás, grãos, cereais, orgânicos e frutas desidratadas. 
 
Vilões 
De acordo com os especialistas, o fundamental  para buscar a alimentação saudável é eliminar, de imediato, alguns produtos da sua lista de compras do supermercado. “Os pães (brancos), biscoitos, sucos de caixinha, temperos prontos e a  maioria dos produtos industrializados devem ser eliminados.  Esses alimentos devem ser substituídos por outros que sejam o mais natural possível, livre de conservantes, adoçantes e corantes”, recomenda Vanessa. 
 
Para Khael, o grande problema é que os alimentos indust
Informações & Vendas:
+55 21 2441-9260
congressoestetica@congressoestetica.com.br
Endereço:
Fagga | GL events Exhibitions
Av. Salvador Allende, 6.555
Barra da Tijuca - Rio de Janeiro | RJ
pharmacy healthprose